Translate

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Pré-Lançamento de APARTAMENTOS NO CAMBEBA da CONSTRUTORA MARQUISE

Edifício Estação das Flores - Bairro Cambeba - Fortaleza - CE 
 
Este novo empreendimento conta com Apartamentos de 89,96 m² , 99,95 m² e 103,05 m², com 2 vagas de garagem cada.
 
Serão 3 torres ao todo, em um terreno de mais de 12 mil metros quadrados.
 
Serão 14 andares em cada torre.
 
São três tipos de plantas muito funcionais, todas projetadas e pensadas para melhor atender a necessidade de você e sua família.
 
Este Empreendimento conta com mais de 30 itens de lazer.
Localizado no melhor do Cambeba , Rua Leão Veloso, nº 647 (por trás do novo Supermercado Super do Povo) 
Antecipe-se, peça agora maiores informações, faça seu cadastro e receba a primeira tabela ...
 
Valor estimado a partir de R$ 4.800,00 o m².
 
 
+55 (85) 9971.5555 oi / 3088.1001 (fixo/tim)
 

Guararapes - Novo Lançamento de APARTAMENTOS da MOTA MACHADO - RESERVATTO

BOM DIA!

Está em fase de pré-lançamento o novo empreendimento da construtora mota machado no bairro Guararapes em fortaleza-ce.

O nome do Empreendimento chama-se Reservatto.

Composto por 2 torres residenciais.

São apartamentos de 74m² com 3 quartos, 2 vagas de garagem e com uma área de lazer completa para você e sua família desfrutarem ao máximo deste excelente empreendimento.

A tabela de preços de investimento é recém saída da construtora (1ª tabela).

Gostou ?

Peça maiores informações deste empreendimento...


www.brunonogueira.com.br

Loteamento JARDINS DO LAGO no Eusébio - Ce


Foi lançado oficialmente neste final de semana passado o loteamento Jardins do Lago no Eusébio...

Loteamento classe A, com toda a infraestrutura que você e sua família merece...

Ótima opção de investimento!

Boa Localização e acesso no Município do Eusébio-Ce.

São 295 lotes residenciais e ainda conta com alguns lotes comerciais a frente do empreendimento.

Já está com 60% de vendas concluídas!

Pagamento facilitado em até 84 meses ou em 15 prestações sem juros.

Valores a partir de 108 mil reais.

Entre em contato para maiores informações e adquira já o seu ...

+ 55 (85) 9971.5555 (oi) 3088.1001 (fixo / tim)

www.brunonogueira.com.br

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Oportunidades de Investimentos Imobiliários

A Bruno Nogueira Imóveis, deseja um bom dia e uma excelente semana a todos...

Se você está com alguma dificuldade ou dúvida em relação em COMPRAR ou VENDER seu IMÓVEL, entre em contato conosco, podemos auxiliá-lo e estamos a disposição ...

Se você está procurando apartamentos, casas, imóveis comerciais em Fortaleza ou Eusébio - Ce, estamos a sua disposição com excelentes oportunidades!

Visitem nosso site: www.brunonogueira.com.br

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Laudêmio: Como a taxa incide na compra do imóvel



Além de incidir nas transações que envolvem terrenos da União, como os de marinha, o laudêmio também é incide na compra de imóveis particulares, que passaram pelo processo de enfiteuse. Especialistas em direito imobiliário consideram a taxa antiquada


Laudêmio onera as transações de compra e venda, por exemplo, na Beira-Mar, uma área de marinha

Poucos conhecem o laudêmio, ou se dão conta dele ao adquirir um imóvel. Ele é uma taxa que deve ser paga à União ou ao senhorio em qualquer transação onerosa de transferência do domínio útil ou da ocupação de imóvel situado nos terrenos de marinha ou cujo proprietário tenha se valido de uma espécie de arrendamento originário do Direito Romano, a enfiteuse, buscando rendimentos após a venda do bem. Os descendentes de Dom João XVI e a Igreja Católica estão entre os os que recebem laudêmio pelo País.

Em Fortaleza, estão sujeitos ao pagamento aqueles que negociarem imóveis, por exemplo, situados na avenida Beira Mar, o que resulta no aumento do custo para quem quer investir nessas regiões. Mas nem todo imóvel está sujeito ao pagamento do laudêmio, que decorre do direito real de enfiteuse.

O instrumento foi instituído no Brasil pelo Código Civil de 1916 e extinto pelo Código Civil de 2002. No entanto, para aqueles imóveis cuja enfiteuse foi feita antes de 2002, o pagamento da taxa é obrigatório e não prescreve. E para o caso dos terrenos de marinha, o laudêmio é de 5% sobre o valor do imóvel, que deverá ser pago à União. Em terrenos particulares, a alíquota de laudêmio é de 2,5% sobre o valor atualizado do bem, que deverá ser pago ao senhorio, ou seja, aquele que constituiu a enfiteuse ou aos seus herdeiros.

Além do laudêmio, os proprietários dos imóveis aos quais foi instituído a enfiteuse deverão pagar o foro, que é uma taxa anual de 0,6% do valor do imóvel a União ou ao senhorio. “O Novo Código Civil proibiu a constituição de novas enfiteuses e subenfiteuses sob o argumento de que o instituto é inútil, e que prejudica a livre circulação de riquezas, bem como pela inconveniência de manter o enfiteuta (senhorio) e seus sucessores ligados perpetuamente ao senhorio direto”, explica o advogado Pedro Jorge Medeiros, presidente da Comissão de Estudos Tributários da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE).

“Esse instituto já caiu em desuso em quase todo o mundo”, diz Medeiros. No mesmo sentido, a advogada Lara Costa de Almeida, vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário (CDI) da OAB-CE, considera antiquado o instituto da enfiteuse por deixar o atual proprietário eternamente vinculado ao senhorio do imóvel.

Quem paga?
Uma das discussões em torno do laudêmio é sobre quem deve pagar a taxa. Se o comprador ou o vendedor. “A lei fala que a obrigação de pagar o laudêmio é do vendedor, mas ela dá a opção de passar essa responsabilidade ao comprador, por meio de um contrato”, diz Medeiros. Na prática, porém, o advogado diz que na grande maioria dos casos, os contratos acabam transferindo esse ônus ao comprador. 

Ele acredita, ainda, ser muito difícil que o laudêmio deixe de ser cobrado. “Perguntam por que o Governo continua cobrando. Ele continua cobrando porque não vai abrir mão dessa receita, que é mais uma fonte de renda da União”, ele diz.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Código Civil de 2002, que passou a vigorar em 2003, ficou proibido o instituto da enfiteuse, que permitia a particulares o recebimento do laudêmio sem prescrição. Taxa ainda incide sobre enfiteuse anteriores a data.

SERVIÇO

Atendimento da SPU em Fortaleza
Telefone: (85) 3878.3701Onde: rua Barão de Aracati 909, térreo, edifício do Ministério da Fazenda

Tira dúvidas

Em que casos o laudêmio incide?
Nas transações onerosas de transferência do domínio útil ou da ocupação de imóveis da União, no percentual de 5% do valor do terreno e benfeitorias. A taxa também incide sobre propriedades particulares que passaram pelo processo de enfiteuse. Neste caso a alíquota é de 2,5%.

Quem paga a taxa?
A lei determina que a obrigação de pagar o laudêmio é do vendedor. No entanto é possível transferir esse ônus para o comprador por meio de contrato, o que ocorre na maior parte dos casos.

Quem recebe os recursos?
Nos casos de terrenos de marinha o valor arrecadado vai para a União. Já para imóveis particulares que passaram pelo processo de enfiteuse, o valor vai para o senhorio. 

O que são terrenos de marinha?
São aqueles situados em uma profundidade de 33 metros, medidos horizontalmente, para a parte da terra, da posição da linha do preamar-médio de 1831. Além dos situados no continente, na costa marítima e nas margens dos rios e lagoas, até onde se faça sentir a influência das marés. 

O que é enfiteuse?
Permissão dada ao proprietário de entregar a outrem todos os direitos sobre a coisa de tal forma que o terceiro que a recebeu (enfiteuta) passe a ter o domínio útil da coisa mediante pagamento de uma pensão.



Por Bruno Cabral

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O 2º MAIOR ALPHAVILLE DO PAÍS SERÁ NO EUSÉBIO – Ce !!





Com 18 milhões de metros quadrados, o Alphaville M. Dias Branco será dez vezes maior do que a soma das áreas dos dois primeiros condomínios instalados no Estado, sendo o segundo maior do País, atrás somente do Alphaville de Brasília (DF), que mede 22 milhões de m².

Fruto de parceria entre a Alphaville Urbanismo S/A e o Grupo M. Dias Branco, o investimento terá as obras iniciadas já em 2013. "Vai depender apenas da liberação do relatório de impacto ambiental", observa o diretor superintendente da Alphaville Urbanismo, Marcelo Willer. Ele esteve ontem na cidade de Eusébio para assinar o termo de compromisso que viabilizará a obra, com o empresário Ivens Dias Branco, controlador do Grupo M. Dias Branco, o diretor-geral do Grupo Alphaville, Geraldo Vieira, e o arquiteto responsável pelo projeto, Luís Deusdará.

Será o 3º Empreendimento Alphaville no Ceará, sendo todos eles no Eusébio.

Os dois anteriores foram sucesso de vendas, sendo a maior parte dos empreendimentos Alphaville sendo vendidos em poucas horas todos os lotes.

Nesta 1ª etapa residencial serão disponibilizados cerca de 470 lotes, com 450m² (15 x 30).

Estima-se que o preço de m² de lançamento gire em torno de R$ 500 a 600,00.

O projeto total será implantado em etapas e contará com condomínios residenciais, prédios comerciais e residenciais, shoppings, aeroporto, escolas, supermercados, ou seja, será uma cidade verdadeiramente planejada!

Marcelo Willer destacou que o projeto inaugura um conceito mais amplo, que vai além de um condomínio residencial, unificando no mesmo espaço trabalho, lazer, comércio e escola.

O novo formato, segundo o empresário, irá impactar positivamente na economia da região.

O projeto será integrado à área urbana, com acessos para a BR-116, para o Anel Viário e ao próprio município. O novo Alphaville será construído no entorno da Fábrica Fortaleza, pertencente ao Grupo M. Dias Branco, em terreno de propriedade do grupo empresarial de mesmo nome, na localidade de Jabuti, às margens da BR-116.

Ainda segundo Willer, o novo Alphaville M. Dias Branco, será uma verdadeira cidade, para onde serão atraídas indústrias não poluentes. "A previsão é que em pouco tempo o local arrecade mais impostos que todo o município do Eusébio", estimou.

Se você tem realmente interesse em participar deste projeto, seja para investir ou residir, nos procure, não vai dar tempo de pensar quando lançar as vendas...

Tabela e condições saindo a qualquer momento e já iniciaram o pré cadastro para apresentação da documentação do comprador para após confirmar ou não a compra no momento em que sair a tabela de vendas.

Quer COMPRAR ou VENDER imóveis em Fortaleza ou Eusébio?

www.brunonogueira.com.br

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Relação dos Cartórios Registro de Imóveis de Fortaleza - Ce

Relação dos Cartórios Registro de Imóveis de Fortaleza


Cartório de Registro de Imóveis da (1ª Zona):

Endereço: Av. Antonio Sales, 2187, 10º andar, sala 1001, Dionísio Torres – Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3261-7101

Cartório de Registro de Imóveis da (2ª Zona):

Endereço:Av. Jose Lourenço, 870, 1º andar sala 111 - Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3052-1900

Cartório de Registro de Imóveis da (3ª Zona):

Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 2336, Dionísio Torres - Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3261-7977

Cartório de Registro de Imóveis da (4ª Zona):

Endereço: Rua Silva Paulet, 1180, Aldeota - Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3224-6931

Cartório de Registro de Imóveis da (5ª Zona):

Endereço: Av. Barão de Studart, 330, Meireles - Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3219-5050

Cartório de Registro de Imóveis da (6ª Zona):

Endereço: Av. Santos Dumont, nº 3060, loja 01, Aldeota - Fortaleza/CE

Telefone: (85) 3244.2604


* Não se esqueça: Todo e qualquer documento que se tratar sobre determinado imóvel, para sua maior segurança jurídica, deve ser devidamente registrado ou averbado junto a matrícula do imóvel correspondente.

Em caso de dúvidas, peça orientação e informações, junto ao cartório competente da sua região, ao seu corretor de imóveis ou consulte um advogado. 

Vai Investir em Imóveis? Veja algumas dicas antes de fazer a sua escolha.

Você resolveu começar a investir em imóveis e está louco para começar. Mas é só olhar o volume de lançamentos e novos empreendimentos que você já fica perdido?

Veja algumas dicas e informações que podem ajudá-lo a fazer uma reflexão mais apurada sobre esta modalidade de investimento e faça a escolha correta e apropriada que encaixe no seu perfil.

Confira!

Defina o bairro

Uma boa forma de começar é olhar pela localização. Regiões que estejam recebendo investimentos e aumentando obras de infraestrutura, tendem a se valorizar mais no futuro. 

Fatores como proximidade do transporte público, supermercados, escolas, shoppings também ajudam a garantir uma valorização para a sua escolha.

Analise para que lado a cidade está crescendo, está também é uma excelente dica para pessoas que queiram investir a médio e longo prazo, pois geralmente regiões ainda em crescimento e desenvolvimento, tem investimento em valor menor de metro quadrado e vão se valorizar bastante quando a região estiver desenvolvida.

Defina o Perfil de investimento

Analise qual o valor e qual as condições ideais para o seu investimento.

Veja qual o padrão de imóvel você deseja investir (baixo, médio, padrão ou alto padrão).

Veja se é mais interessante, caso você disponha de um bom capital para investimento, se é melhor diversificar opções de investimentos para ter bom retorno a curto, médio e a longo prazo.

Podendo desta forma, ao invés de optar por um imóvel de alto padrão com valor elevado, investir em um lote de terreno, uma sala comercial para locação, iniciar-se em construção de casas populares, investir em imóvel em pré-lançamento com tendência de boa valorização para posterior revenda ou locação, etc...

LEMBRE-SE: PROCURE SEMPRE A ASSESSORIA DE UM BOM CORRETOR DE IMÓVEIS (Legalmente habilitado junto ao CRECI da sua região) PARA ANALISAR JUNTO COM VOCÊ E OFERTAR BOAS OPORTUNIDADES E QUE ESTEJAM EM ACORDO COM SUA PRETENÇÕES E POSSIBILIDADES.  

Comercial ou residencial?

Para definir este conceito, você precisa pensar em algumas variáveis. 

Geralmente, a locação comercial traz consigo mais riscos – especialmente em épocas de desaceleração da economia. No entanto, este tipo de alternativa costuma ter maior rentabilidade mensal e além disto a tendência dependendo da região deste imóvel comercial é que sua valorização (valor) ao longo do tempo também seja levemente superior em comparação com imóveis residenciais.

Já os imóveis residenciais tendem a ter um menor percentual de rentabilidade mensal. A dica se for investir neste segmento é buscar uma boa oferta e oportunidade de mercado para então comprar ou partir para construir para após revender este imóvel ou uma terceira possibilidade, que é a aquisição de casas de bom padrão de acabamento e localização com tendências a valorização, em fase inicial de lançamento pelas construtoras, pois quando estiverem prontas e acabadas, terão um valor agregado e lhe darão um bom retorno de investimento. 

Tenha claro seu objetivo

Não adianta pensar e comprar para investir, sem nenhuma reflexão e análise de probabilidades melhores. 

Você já sabe se a sua ideia é revender depois ou então alugar? 

Se a sua opção for a revenda, investidores normalmente optam por comprar um imóvel na planta esperam a entrega e então procuram um comprador. Quem compra na planta normalmente paga valores menores pelo imóvel, então vender na hora que ficou pronto pode ser uma oportunidade.

Se a sua opção for comprar para alugar, você também precisa começar pela pesquisa, vendo os valores de imóveis prontos semelhantes ao que pretende adquirir. Assim você consegue saber de forma muito clara o tipo de retorno que você pode esperar na hora que começar a receber o aluguel.

Você pode como comentamos anteriormente, ou só ou contar com a possibilidade de juntar-se a alguns amigos e formar um condomínio para iniciar-se no segmento de construção civil.

Pode comprar lotes ou terrenos em regiões em crescimento para ter uma excelente valorização a longo e médio prazo.

Não invista por impulso ou somente porque gostou daquela região ou determinado empreendimento.  

Analise todo um contexto e aí sim, você estará fazendo a escolha correta e que se encaixa dentro do seu perfil.

Fique atento para não demorar demais ou ficar muito inseguro e com isto perder boas oportunidades de investimento

Pesquise o mercado - converse com seu corretor de imóveis

Não tem segredo: para começar a investir em imóveis, você precisa estudar. 

Veja por quanto os imóveis na região que você escolheu tem sido vendidos, o valor do aluguel, entenda como anda a demanda no bairro, veja o potencial de valorização do imóvel.

Converse com seu corretor de imóveis e diga a ele o seu perfil, o quanto você dispõem pra investir, de que forma fica melhor para o seu orçamento este investimento, se você é um investidor mais conservador ou mais agressivo, se você quer um retorno a curto, médio ou longo prazo, enfim seja franco e honesto com o seu corretor e exija dele que a recíproca seja verdadeira.

Só assim você consegue fazer um negócio de forma segura.

Se for comprar imóvel em construção: Escolha bem a incorporadora

Se você for comprar um imóvel na planta, você precisa saber muito bem com quem está comprando. 

Não pode correr riscos como a construtora quebrar, por exemplo. 

Da mesma forma veja o padrão de acabamento, peça o memorial descritivo do empreendimento contendo todos os materiais que serão utilizados

Por isso, entenda bem quem é a incorporadora de quem você vai comprar o imóvel: veja o seu histórico de atrasos de entrega, confira a sua situação financeira e pesquise muito bem, para o seu investimento não ir pelo cano!

Pergunte se o empreendimento tem RI (registro de incorporação).

Peça a matrícula do imóvel atualizada para analisar.

Leia, analise e tire duvidas do seu contrato de compra e venda.

Não tenha vergonha e nem medo de perguntar e solicitar esclarecimentos.

Se você estiver inseguro com a operação, solicite esclarecimentos do seu corretor ou peça um auxílio e consultoria de um advogado, profissional legalmente habilitado e credenciado para analisar a documentação do imóvel e analisar questões de direitos e deveres contratuais.

Espero ter contribuído de alguma forma para a sua escolha correta do seu investimento!

Quer VENDER ou COMPRAR seu IMÓVEL em Forteleza ou Eusébio no Ceará ?
www.brunonogueira.com.br

Investimento Imobiliário no Brasil - Estudo aponta que maior oferta de crédito e crescimento econômico tende ao crescimento do setor

Crescimento económico e maior oferta de crédito alavancam imobiliário brasileiro



O mercado imobiliário brasileiro, impulsionado pelo aumento da oferta de crédito e por um crescimento económico sustentável, apresenta boas perspetivas de crescimento já em 2013 e nos anos seguintes, apesar da ligeira retração em 2011 e 2012.

Esta é uma das principais conclusões do Guia de Investimento Imobiliário no Brasil, da Prime Yield Brasil, cujo objetivo é "apresentar uma visão geral do mercado imobiliário daquele país para todos os players que desejam investir no setor". O documento foi produzido em parceria com a Machado Meyer Sendacz Opice e pela Miranda Correia Amendoeira & Associados, responsáveis pelo input legal e jurídico que enquadra o investimento imobiliário no Brasil.

De acordo com o Guia, o volume de crédito imobiliário em território brasileiro tem vindo a apresentar uma tendência crescente nos últimos anos. A empresa estima que, "só em 2013, cresça 15%". Ainda assim, continua a ter um peso de pouco mais de 6% no PIB do Brasil, "longe dos níveis de 50% de muitos países europeus, o que demonstra o potencial de crescimento deste indicador, contribuindo não só para a redução do déficit habitacional existente no país como para o desenvolvimento da promoção e investimento imobiliários". 

A Prime Yield relembra que, em termos económicos, o Brasil, atualmente a 6.ª maior economia do mundo, estima um crescimento em torno dos 3,5% em 2013 e de 4% em 2014, impulsionado por fatores como o aumento dos níveis de emprego e do poder de compra, emergência da classe média e crescimento do consumo das famílias. A companhia destaca ainda a pirâmide demográfica favorável ao setor imobiliário e uma maior mobilidade social como fatores positivos para o crescimento do imobiliário, que deverá ser impactado de forma positiva pela realização dos dois grandes eventos desportivos que o país irá acolher em 2014 e 2016, respetivamente, o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos. 

José António, diretor da Prime Yield no Brasil, afirma que o país permanece "um dos principais e mais atrativos destinos do mundo para investimentos imobiliários, contando com fundamentos económicos sólidos e um mercado interno muito forte". O responsável acrescenta que "oferece inúmeros desafios e oportunidade para players locais e estrangeiros e conta, além dos fatores inerentes ao mercado, com um importante investimento em infraestruturas necessárias ao apoio dos eventos do Mundial de Futebol e Jogos Olímpicos". Refere ainda que "importa destacar o crescente desenvolvimento de novos mercados a nível geográfico além de São Paulo e Rio de Janeiro, como são os casos de Curitiba e Belo Horizonte, que oferecem oportunidades muito interessantes e taxas de retorno bastante atrativas". 

Frisa ainda que "acima de tudo, importa não esquecer que falamos de um mercado vastíssimo, quer em termos geográficos quer em termos de oportunidades de negócio, e é absolutamente crucial conhecer os seus players. Com o apoio dos parceiros certos, o investimento no Brasil poderá trazer retornos muito gratificantes".

O Guia sublinha que o setor imobiliário vai continuar a aumentar o seu peso no PIB do Brasil a um ritmo médio de 3% ao ano na próxima década - em 2012 contribuía já com 213 mil milhões de reais (68 mil milhões de euros) para o PIB brasileiro - mantendo-se um dos pilares da economia. 

Fonte: http://www.oje.pt/noticia.aspx?channelid=C6CC87EF-1E48-40D6-8071-F1142A80F929&contentid=9E11B320-8927-4257-9F91-8081E4B73A97

Mercado imobiliário muda rumos e paisagens de Fortaleza – Ce.


Em 2010, segundo IBGE, a Capital possuía 711,4 mil unidades habitadas. Atualmente, esse número chegou a 1,2 mi

Aconteceu tudo em tempo recorde. Como num abrir e fechar de olhos. Fortaleza cresceu para todos os lados. Com a quinta maior população do Brasil, a capital cearense apresenta atualmente uma paisagem diferente para quem, como a economista Juliana Ferraz, regressa à terra natal depois de passar os últimos três anos fora. "Fiquei admirada de observar tanta mudança. São obras para onde a gente anda, de casas, apartamentos, de infraestrutura. Penso: minha Fortaleza virou uma metrópole", afirma.

Esse aspecto abre um leque de discussões presentes em uma série de reportagens que será publicada no Diário do Nordeste, ao longo da semana, revelando uma Capital de diferentes cenários e desafios no setor imobiliário. Além de avanços em prédios, os textos abordam o que ainda há de histórico nas ruas de Fortaleza, os imóveis subutilizados e alternativas para a construção de uma cidade sustentável.

A transformação da cidade no setor imobiliário é confirmada pelos números. De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon) e Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci/CE), entre 2010 e agosto de 2013, o total de imóveis pulou de 711,4 mil para 1,2 milhão. Um aumento de 70% na comparação do período.

"O aumento populacional, aliada à melhoria do poder econômico, inclusive da classe C, pressionam a demanda por moradia", avalia o presidente do Cofeci/CE, Armando Cavalcante. Segundo ele, a retomada do crescimento de um país como o Brasil com déficit crônico de habitações, conduz naturalmente os investimentos para a área imobiliária. Principalmente quando a oferta de crédito barato e de longo prazo viabiliza o acesso à casa própria a todas as classes econômicas. "A tendência é continuar crescendo", aposta ele.

E Armando tem razão. Destaque no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do segundo trimestre deste ano com alta de 3,8% em comparação com o trimestre anterior, a construção civil vai de vento em popa.

Entre os bairros com maior evolução imobiliária, destaque para Guararapes, Cocó, Luciano Cavalcante e Lagoa Redonda. O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Borzacchiello, esse crescimento é resultado do maior estoque de terras nesse setor da cidade. "Era praticamente tudo descampado", lembra. Por outro lado, analisa, trata-se de uma área estruturada ao longo de um dos corredores de atividade mais importante de Fortaleza que é a Avenida Washington Soares. "Ademais, localizam-se também nesse setor grandes equipamentos comerciais como shoppings centers, universidades, fórum e colégios", salienta.

O vice-presidente do Sinduscon, André Montenegro, frisa que a exigência da demanda, obriga o poder público a levar infraestrutura para regiões antes "ignoradas". "Além disso, as construtoras seguem a tendência da sustentabilidade, com prédios e condomínios com energia solar ou eólica, reuso da água, e calçadas verdes, em sintonia com o meio ambiente", pontua.

Fortaleza possui a maior densidade

Em Fortaleza, sobram habitantes. Falta espaço. É a Capital mais adensada do País, com 7.769 pessoas por km². Por esta razão, a busca por áreas mais amenas, longe de congestionamentos do trânsito e melhor qualidade de vida, fez com que bairros como a Lagoa Redonda, se transformassem em "vedetes" do mercado imobiliário.

O bairro em questão, por exemplo, agrega o clima interiorano com a proximidade de um corredor comercial em forte expansão como a Avenida Washington Soares. Na área, a tendência é de casas em condomínios fechados e de alto padrão. Ali, o valor do imóvel custa em torno de R$ 1 milhão. "Em locais assim, antes sem nenhuma infraestrutura, a pressão por melhorias como asfalto, saneamento e transportes acaba por levar uma vida melhor para todos", assevera André Montenegro.

A procura por moradia também é grande em locais como Maraponga, Mondubim, Siqueira e José Walter. André contabiliza que 80% das obras em andamento na Capital se direcionam para a classe C. "Nessas áreas, o valor fica em torno entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, custo bastante atraente para quem ascendeu de classe social e quer mais conforto para a família", atesta ele.

Comércio

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea/CE), Victor Frota, o comércio é ponto forte para quem avalia a compra de um imóvel. Segundo ele, o setor potencializou o rápido crescimento da Aldeota e Meireles.

O professor José Borzacchiello concorda e diz que ocorre processo semelhante com a região da Grande Água Fria, Parangaba e Messejana.

No seu entender, alguns corredores de atividade e de adensamento atraem novos comerciantes, escritórios e gabinetes, bem como serviços mais especializados. É o caso das Avenidas Bezerra de Menezes e Washington Soares. No caso da Avenida Gomes de Matos, no Montese, a maior atração se dá em função da atividade comercial e de serviços. "Trata-se de área extremamente dinâmica e competitiva para esses setores", conclui.

Entrevista com Águeda Muniz*

"Faltam regras claras sobre licença ambiental"

Nos últimos dez anos, bairros como o Cocó, Luciano Cavalcante, Salinas, Guararapes, José de Alencar e Lagoa Redonda registraram crescimento na demanda por imóveis acima de 50%. As questões ligadas ao meio ambiente estão sendo respeitadas? O que falta?

Claro que sim. O processo de licenciamento ambiental é o primeiro procedimento para garantir que os impactos dos empreendimentos/atividades sejam mitigados. Contudo, faltam regras claras e é isto que a Seuma desde janeiro, vem tentando construir a partir de um projeto de lei a ser enviado à Câmara Municipal ainda neste semestre que trata do processo de licenciamento ambiental.

Alguns setores da cidade criticam a gestão municipal por entender que o setor imobiliário "pauta" o crescimento de Fortaleza, passando por cima, muitas vezes, da legislação ambiental. Como avalia essa afirmação?

A indústria da construção civil é a maior indústria da cidade de Fortaleza. Direta e indiretamente representa bastante em nossa economia. As oportunidades dela advindas são relevantes, no entanto, não são mais importantes que o meio ambiente. O processo de licenciamento ambiental é muito rigoroso e caso o empreendimento não for devidamente licenciado poderá haver até ação demolitória.

*Titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma)

Por Lêda Gonçalves
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1313259