Translate

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Vai Investir em Imóveis? Veja algumas dicas antes de fazer a sua escolha.

Você resolveu começar a investir em imóveis e está louco para começar. Mas é só olhar o volume de lançamentos e novos empreendimentos que você já fica perdido?

Veja algumas dicas e informações que podem ajudá-lo a fazer uma reflexão mais apurada sobre esta modalidade de investimento e faça a escolha correta e apropriada que encaixe no seu perfil.

Confira!

Defina o bairro

Uma boa forma de começar é olhar pela localização. Regiões que estejam recebendo investimentos e aumentando obras de infraestrutura, tendem a se valorizar mais no futuro. 

Fatores como proximidade do transporte público, supermercados, escolas, shoppings também ajudam a garantir uma valorização para a sua escolha.

Analise para que lado a cidade está crescendo, está também é uma excelente dica para pessoas que queiram investir a médio e longo prazo, pois geralmente regiões ainda em crescimento e desenvolvimento, tem investimento em valor menor de metro quadrado e vão se valorizar bastante quando a região estiver desenvolvida.

Defina o Perfil de investimento

Analise qual o valor e qual as condições ideais para o seu investimento.

Veja qual o padrão de imóvel você deseja investir (baixo, médio, padrão ou alto padrão).

Veja se é mais interessante, caso você disponha de um bom capital para investimento, se é melhor diversificar opções de investimentos para ter bom retorno a curto, médio e a longo prazo.

Podendo desta forma, ao invés de optar por um imóvel de alto padrão com valor elevado, investir em um lote de terreno, uma sala comercial para locação, iniciar-se em construção de casas populares, investir em imóvel em pré-lançamento com tendência de boa valorização para posterior revenda ou locação, etc...

LEMBRE-SE: PROCURE SEMPRE A ASSESSORIA DE UM BOM CORRETOR DE IMÓVEIS (Legalmente habilitado junto ao CRECI da sua região) PARA ANALISAR JUNTO COM VOCÊ E OFERTAR BOAS OPORTUNIDADES E QUE ESTEJAM EM ACORDO COM SUA PRETENÇÕES E POSSIBILIDADES.  

Comercial ou residencial?

Para definir este conceito, você precisa pensar em algumas variáveis. 

Geralmente, a locação comercial traz consigo mais riscos – especialmente em épocas de desaceleração da economia. No entanto, este tipo de alternativa costuma ter maior rentabilidade mensal e além disto a tendência dependendo da região deste imóvel comercial é que sua valorização (valor) ao longo do tempo também seja levemente superior em comparação com imóveis residenciais.

Já os imóveis residenciais tendem a ter um menor percentual de rentabilidade mensal. A dica se for investir neste segmento é buscar uma boa oferta e oportunidade de mercado para então comprar ou partir para construir para após revender este imóvel ou uma terceira possibilidade, que é a aquisição de casas de bom padrão de acabamento e localização com tendências a valorização, em fase inicial de lançamento pelas construtoras, pois quando estiverem prontas e acabadas, terão um valor agregado e lhe darão um bom retorno de investimento. 

Tenha claro seu objetivo

Não adianta pensar e comprar para investir, sem nenhuma reflexão e análise de probabilidades melhores. 

Você já sabe se a sua ideia é revender depois ou então alugar? 

Se a sua opção for a revenda, investidores normalmente optam por comprar um imóvel na planta esperam a entrega e então procuram um comprador. Quem compra na planta normalmente paga valores menores pelo imóvel, então vender na hora que ficou pronto pode ser uma oportunidade.

Se a sua opção for comprar para alugar, você também precisa começar pela pesquisa, vendo os valores de imóveis prontos semelhantes ao que pretende adquirir. Assim você consegue saber de forma muito clara o tipo de retorno que você pode esperar na hora que começar a receber o aluguel.

Você pode como comentamos anteriormente, ou só ou contar com a possibilidade de juntar-se a alguns amigos e formar um condomínio para iniciar-se no segmento de construção civil.

Pode comprar lotes ou terrenos em regiões em crescimento para ter uma excelente valorização a longo e médio prazo.

Não invista por impulso ou somente porque gostou daquela região ou determinado empreendimento.  

Analise todo um contexto e aí sim, você estará fazendo a escolha correta e que se encaixa dentro do seu perfil.

Fique atento para não demorar demais ou ficar muito inseguro e com isto perder boas oportunidades de investimento

Pesquise o mercado - converse com seu corretor de imóveis

Não tem segredo: para começar a investir em imóveis, você precisa estudar. 

Veja por quanto os imóveis na região que você escolheu tem sido vendidos, o valor do aluguel, entenda como anda a demanda no bairro, veja o potencial de valorização do imóvel.

Converse com seu corretor de imóveis e diga a ele o seu perfil, o quanto você dispõem pra investir, de que forma fica melhor para o seu orçamento este investimento, se você é um investidor mais conservador ou mais agressivo, se você quer um retorno a curto, médio ou longo prazo, enfim seja franco e honesto com o seu corretor e exija dele que a recíproca seja verdadeira.

Só assim você consegue fazer um negócio de forma segura.

Se for comprar imóvel em construção: Escolha bem a incorporadora

Se você for comprar um imóvel na planta, você precisa saber muito bem com quem está comprando. 

Não pode correr riscos como a construtora quebrar, por exemplo. 

Da mesma forma veja o padrão de acabamento, peça o memorial descritivo do empreendimento contendo todos os materiais que serão utilizados

Por isso, entenda bem quem é a incorporadora de quem você vai comprar o imóvel: veja o seu histórico de atrasos de entrega, confira a sua situação financeira e pesquise muito bem, para o seu investimento não ir pelo cano!

Pergunte se o empreendimento tem RI (registro de incorporação).

Peça a matrícula do imóvel atualizada para analisar.

Leia, analise e tire duvidas do seu contrato de compra e venda.

Não tenha vergonha e nem medo de perguntar e solicitar esclarecimentos.

Se você estiver inseguro com a operação, solicite esclarecimentos do seu corretor ou peça um auxílio e consultoria de um advogado, profissional legalmente habilitado e credenciado para analisar a documentação do imóvel e analisar questões de direitos e deveres contratuais.

Espero ter contribuído de alguma forma para a sua escolha correta do seu investimento!

Quer VENDER ou COMPRAR seu IMÓVEL em Forteleza ou Eusébio no Ceará ?
www.brunonogueira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário